CALENDÁRIO LUNAR E SOLAR

O que marca as datas são fáceis de saber, pois está marcado no celular, aqui no computador, em qualquer transação bancária, e coisas assim. Dia tal, mês tal, ano tal… Não tem como fugir a isso!? – Talvez…

Palawan.

Faz quatro Luas que estou aqui em São José dos Campos, no aguardo da venda do Minizen, nada fácil nos dias de hoje, pois sonhos são segundo planos, melhor pagar pelos pesadelos. Como sei que são quatros Luas (cheia)? Pois assim funciona o meu calendário.

Caravelas8

Eu controlo meus tempos pela Lua, sei mais ou menos a quantidade de dias de acordo com a Lua que cheguei e a Lua que parti. Claro, também aprendi a conhecer um pouco melhor as reações da Lua no corpo humano, bem como o tempo que dura cada período. Nada a ver com aquele velho e equivocado dizer onde cada período da Lua dura sete dias. E desta forma sei que estou aqui faz quatro Luas.

Bako

O calendário Solar uso para saber em que direção estará o calor e os dias mais longos. Esse até que é preciso nos calendários, pois tem seus pontos extremos no início/fim das ditas estações. As estações é que estão com pontos equivocados nos dias, pois elas são maleáveis, ainda que não observadas (opinião minha). Eu acompanho o movimento do Sol dia a dia… Muito interessante fazer isso.

eduviajante

Infelizmente onde estou me baseio por um edifício que fica em frente à casa de meu irmão… Não reclamando jamais de como estou, mas que é desgostoso ver o Sol, bem como a Lua entre ou sobre concretos é.

motorzen patagonia

Às vezes penso; como o Ser Humano cada dia mais perde esse conhecimento. Conhecimento que foram a luz de nossos ancestrais, que os levavam a observar, ter prazer, dialogar, sentir e fazer parte da natureza. Hoje, nada mais é vivido que relógios, meteorologia dita pela grande mídia, mudanças das horas de acordo com o interesse econômico.

Vietnam.

Um dia o Ser Humano perceberá que trocou o prazer de viver por coisas que o fizeram perder a sabedoria. Lembra o conto do Índio moderno:

eduardo junqueira

XXX

Todo dia um homem subia cedinho uma montanha e perguntava para o Índio:

- Índio, como será o tempo hoje?

E o Índio respondia:

- Hoje, fazer Sol.

Dava as respostas de acordo com o prognóstico:

- Hoje, dia será de chuva;

- Hoje, dia será Sol pela manhã, mas muitas nuvens pela tarde;

- Hoje, vai esfriar um pouco…

A maioria das vezes o Índio acertava.

Presidente Figueiredo

Certo dia o homem chegou e viu o Índio triste, mas mesmo assim perguntou:

- Índio, como será o dia hoje?

O Índio respondeu:

- Num sei, rádio quebrou!