COMO SE TORNAR UM VIAJANTE

É interessante este ser o sonho de muitas pessoas. Afinal, quem não sonha em viver viajando. Já pensou? Ganhar dinheiro e viajar, ainda que já expliquei aqui que isso é ilusão. Entretanto, fica a questão: Então tá!… e como vivo como vocês vivem?

HANOÍ – VIETNÃ

“Toda mudança requer sacrifícios”

Essa é uma lei básica para tudo. Ninguém virá médico sem ter ralado muito, dedicando horas, dias, semanas, meses, anos senão sentado em uma cadeira estudando, assim como qualquer profissão nesta vida, requer dedicação. E ser um Viajante se passa igual, porém, não atrás de uma cadeira, mas sim viajando e ralando muito.

Quando digo que viajei por dezenas de países, sendo que uns 30, por um período de cinco anos o fiz sem dinheiro, depois outras dezenas com algum no bolso. Parece pouco importar as pessoas o quão sacrificante possa ter sido isso, do ponto de vista físico. Pois a minha mente e alma estavam no paraíso, devido estar fazendo o que queria, e isso é mérito para poucos nesta vida.

Certa vez na África liguei (a cobrar) para um grande amigo em São Paulo, onde ele todo contente perguntou onde e como estava:

- Estou no paraíso, estou na África, consegui!

- E está com quanto de dinheiro para se virar por ai? – me perguntou (papo de paulista).

- Nada, mas isso agente dá um jeito!

- Edu – contestou ele – Se eu não tiver dinheiro no bolso não sei nem como chegar em casa depois do trabalho… e você aí sem nada?

A Geya, na década de 80 do século passado, com dezoito anos, mas com dinheiro (ela é Suíça) viajou sozinha por alguns países africanos. Alguém tem idéia o que era a África subsaariana naqueles anos?

HIMALAIA – NEPAL

Nisso se resume, o que é ser um Viajante, e o que a vida vai lhe ensinar.

Ou você vai continuar na vida que está, e sonhando, sonhando e os anos passando, esperando para o dia em que terá uma estrutura para viver viajando, ou vai ralar e aprender.

- Mas não estou a fim de ralar muito, assim não quero!

Tudo bem! Assim como também é um direito seu continuar dizendo:

- Ele tem sorte na vida! – Ou sei lá o que dizem…

“Toda mudança requer sacrifícios”

.