O melhor de viajar, pelo menos para muitos, é poder ir a locais diferentes… diferentes do nosso dia a dia. Um desses locais se chama Comunidade Jaguarari.

Nesta região da Amazônia existe uma Floresta Nacional (Flona) muito interessante, a Tapajós. Não é uma reserva muito antiga, e antes dela já havia moradores, os quais mantiveram o direito de permanecer no local. As conhecidas Comunidades da Flona.
São várias as comunidades dentro da Reserva. Desde Alter do Chão há agências e guias que levam os turistas para conhecer tais comunidades, via de regra, as mais próximas de Alter, uns 40 km. Algumas já têm até pousada rústica para receber turistas. O preço para levar, mostrar e sei lá mais o que é bem salgado. Tem quem cobre até 500 reais por casal.
Pôr do Sol em Jaguarari
– Tá brincando, Edu, isso é um absurdo?
Veja bem; Alter do Chão é um local turístico e dele vivem e muitos aproveitam disso e exploram, ou melhor, esfolam o turista, entretanto…
Estrada dentro da Reserva Nacional Tapajós em período de chuvas
Não quer gastar isso, faz assim:
Vai até o centro de Santarém, bem de frente do Colégio na Av. Rui Barbosa, pega um ônibus que sai às 11:00 horas e ele te deixará na Comunidade Jaguarari do Flona, de todas a que mais nos agradou.
Nós fomos com o MiniZen
– E quanto custa isso, Edu?
10 reais é o preço da passagem. E toda a liberdade de fazer o que quiser lá dentro da reserva, sem pressa, sem horários, sem um guia que nem é um morador da reserva, ou seja: Você realmente vai conhecer como vivem as Comunidades.
O percurso é de 70 km de asfalto, mais 20 km já dentro da reserva de chão. A Comunidade Jaguarari é bem pequena. Segundo o Paulo, presidente da Comunidade moram 46 famílias e todas em harmonia, pois tem tradição. A Jaguarari existe a mais de duzentos anos, seu nome não se sabe bem a origem; uns dizem ser devido um índio que morou nela no século XIX, outros acreditam ser por causa de Jaguar = Onça, e não faltava esse bichinho na região, hoje, não chegam perto das comunidades.

Seus moradores vivem da extração da borracha, ou goma da seringueira, como queiram. Também tem pequenos plantios para subsistência e pesca, tudo muito simples, pois eles não complicam a vida.
Energia elétrica chegou faz dois anos e tem sinal de celular. Mas não têm muitas coisas que os urbanos de cidades, principalmente as grandes, estão acostumados:
Não tem criminalidade, pode dormir com tudo aberto. Também não têm poluição, barulho de automóveis, pessoas chatas, estressadas, que não tem tempo para serem felizes. Em Jaguarari, todo mundo tem tempo para viver.
Paulo e sua esposa = pessoas formidáveis
Quando chegar a Jaguarari, procure pelo Paulo e tenha certeza, você conhecerá uma pessoa de uma humildade impar, assim como sua esposa. Caso queiram, ele ajeitará um local para dormir no Barracão, conhecido pelos turistas como redário (local onde se estende as redes), e mais as refeições, tudo isso a preços bem, bem mais barato que qualquer agência ou guia de Alter do Chão. Além claro de estar colaborando com a Comunidade, e não com uma agência.
Redário ou Barracão
O mais legal ainda está por vir: Lembra da postagem do Navio Fantasma e dos Igapós? A Lagoa Mato Grosso fica nessa comunidade e quem quiser, o Paulo leva na sua canoa… um passeio imperdível!
Lagoa Mato Grosso = Mistérios
Enganei meus leitores, o melhor é outra coisa:
Alter do Chão fica com suas praias cheias de turistas, claro são lindas, mas já pensou uma praia, alguns até dizem a mais linda, com quase nenhum turista? Essa se encontra em Jaguarari e quem for no período das praias poderá curtir esse privilégio.
Olá ..sou filho e coordenador da comunidade…moro há 30 anos é muito prazeroso passar o fim de Samana naquela praia…..todo mês de fevereiro acontece o O Festival da Chaperema.um peixe tipo da Flona nesse mês..nesse ano acontecerá no dia 10 de Fevereiro..dança de carimbo.apresentação e disputa das rainha da chaperema 2018..sejam bem vindos..
PARA MEUS IRMÃ0S MAÇONS E AMIGOS AVALIAREM A POSSIBILIDADE DE ORGANIZARMOS UM PASSEIO NO DIA 18 DE SETEMBRO DE 2015, QUANDO DA REUNIÃO DA GLEPA EM SANTARÉM NO PRÓXIMO DIA 19 DO CORRENTE.
Gostaria de mandar umas fotos para vocês mas teria que ter o seu e-mail será que é possível ?
Grata,
Anita.
Oi, nosso e-mail esta na coluna da direita… é esse:
motor.zen@hotmail.com
manda sim, que queremos ver
Abraços
Adorei! =) bacana vc chamar a atenção para o lance de contribuir com a comunidade. Possivelmente as agências empreguem gente da região tb, mas podendo ajudar quem está de fora do esquema é bom e todo mundo sai ganhando.
Além de sair mais barato, você tem o contato direto com eles e colabora, pois as agências ficam com todo o dinheiro somente por mostrar, algumas até trazem comida, pôde?