DE PAZ COM A VIDA
Nas pedaladas pelo sul do Pará na BR 158, uns 20 km após a vila Casa de Tábua, a qual pertence à cidade de Santana do Araguaia, observo do outro lado da pista uma simples cabana, continuando, atravesso a ponte sobre um rio e também vejo uma mulher lavando a roupa. Decidi voltar e ver o que se passa ali. Não por causa da mulher, mas sim porque vi uma garrafa térmica sobre uma mesa. Quem sabe não tem um cafezinho?

Ali é a residência do Gilvan, sua esposa e sua filhinha. Moram na beira daquele rio, nos fins de semana vendem cerveja e petiscos para os que ali gostam de banhar na beira do rio… Coisa muito comum na Amazônia!

Tudo ali é o mais simples possível, faz pouco tempo que ali se instalaram. Vieram do Estado do Tocantins, mas como por lá as leis são mais rígidas, decidiram se mudar para o Pará e tomar posse daquele pequeno espaço. O Tocantins é um Estado que está se tornando modelo para toda a região norte. Isso se dá ao fato de ser um Estado novo, antes pertencia a Goiás e era uma região vergonhosa. Igual querem fazer com o Carajás e Tapajós. A separação desses Estados do velho Pará será a maior força impulsora para aquela região, porém não interessa a interesse$$ de grupos coronelistas. Os quais, até mentem para o povo sem compreensão dizendo que isso aumentará as despesas. O que causa despesas é o atraso, nunca o desenvolvimento (na questão de País).

Gilvan e família decidiram deixar a cidade e ficar morando na beira do rio. Desistiram de viver uma vida urbana onde, segundo ele, é só para pagar contas e todos os dias não poder curtir o que ele mais gosta: Mulher, a filhinha e a natureza.

Não tem luxo nenhum, a única lâmpada que há é ligada na bateria de seu carro. Geladeira é um isopor com gelo que compra em Casa de Tábua, utiliza nos fins de semana quando chegam os clientes pedindo cerveja gelada.

Fiquei ali uns 20 minutos papeando. Um papo gostoso, onde de Gilvan ouvi a expressão: “A vida é um bom descanso” =A vida só tem sentido se você não se estressar, sentir o seu dia passar ao lado das coisas que te fazem bem. Viver sendo obrigado ou induzido estar ao lado do que não lhe satisfaz, te amargura, isso é perturbante e não descanso. Descanso não é ficar sem fazer nada, e sim fazer as coisas no tempo tranquilo.

Tomei uns três copos de café, conheci mais um exemplo de bem viver, e o saber que se um dia passar ali outra vez, terei que parar, pois o convite para eu montar a barraca e passar uns dias não faltou.
Detalhe: Ele já viu no rio vários jacarés, capivaras, lontras, cobras, mas esses bichinhos não atacam, fogem rapidinho quando sentem a presença do exterminador maior, os Humanos!
