FAVELAS NA EUROPA

Eu e meus textos antigos… achei mais este sobre a Europa…

2005 – Suíça

FAVELAS NA EUROPA

edifício11 300x225 FAVELAS NA EUROPANa França morreram queimadas 14 crianças por causa de um incêndio, num edifício na “bela” Paris.  Trágico, mas há ainda algo mais trágico por trás disso… Entretanto, o que pode ser mais trágico que isso?  O fato disso acontecer constantemente e as pessoas olharem com indiferença esse tipo de notícia vindo da França.

 

 

 

 

edifício 300x225 FAVELAS NA EUROPAedifício2 180x180 FAVELAS NA EUROPAQuando um turista conhece a Europa, não imagina o que se tem por detrás de centenas de edifícios espalhados por este continente. Pois, o que ele consegue observar são edifícios antigos, o qual ele vislumbra como vendo algo preservado, e se põe a elogiar o quão bonito e cultural é este continente. O que ele não consegue perceber é que estes edifícios estão caindo aos pedaços, e habitam neles centenas de pessoas amontoadas como ratos, em condições de vida sub-humana. Claro que em sua grande maioria são imigrantes africanos ou da Europa oriental, mais ou menos na mesma proporção que se passam nas favelas de São Paulo, Rio ou Brasília em relação a muitos nordestinos.

camping2 300x188 FAVELAS NA EUROPANa televisão, outro dia, passou uma matéria, a qual falava sobre a dificuldade de encontrar uma vaga nos campings na Europa, para passar uns dias com a família. Pois eles estão sempre lotados, devido haver milhares (ou milhões) de pessoas habitando nesses campings.

 

 

 

camping 300x225 FAVELAS NA EUROPANovamente quando um turista conhece a Europa, não imagina o que se passa nesses milhares de campings espalhados por este continente. Pois o que ele consegue observar são lindos campings, em locais normalmente privilegiados, ou seja: a beira de um rio, de um lago ou ainda nos morros. Com seus belos motorhomes ou trailers (Motorhome e trailer são muito baratos na Europa), alguns em barracas. camping1 180x1801 FAVELAS NA EUROPAE novamente ele não consegue perceber é que não são de turistas os motorhomes, mas sim de pessoas que não tem condições econômicas de pagar um aluguel de uma residência normal, e por isso encontram a solução em residir nos campings. Claro que eles, os moradores, muitas vezes habitam em locais privilegiados, principalmente os que estão nos morros, e também como eles mesmos dizem: – “A vida é mais coletiva aqui, e temos a melhor vista” – Alguma semelhança com as favelas nos morros do Rio de janeiro? – No Brasil há pessoas que moram em campings, a vantagem que temos sobre a Europa é o clima, aqui se torna prazeroso, lá, no verão é ótimo, mas no inverno… Poucos no Brasil são capazes de imaginar o que é morar num trailer e ter que suportar um inverno de – 10 graus.

camping3 300x221 FAVELAS NA EUROPANa Europa aparentemente não existem favelas, pois os “Reis” proíbem qualquer construção que não seja dos padrões que o ele goste. Afinal o reino é dele, e ele é quem decide como serão as casas dentro de seu feudo (por isso as construções são muito parecidas na Europa). É ele quem decide o estilo, a cor e a localização. As diferenças de construções se dão dependendo do Feudo. Exemplos: No feudo da Bavária as casas são de uma forma, as do feudo da Suíça francesa são de outro, as do feudo de Paris tem que ser todas da cor bege, etc.    -      E que ninguém se atreva a desafiar o “Rei”, mas devido as necessidades, o “Rei”, permite algumas exceções. Desde que não fique “feio” o seu reino. Mas, e o povo?   Para o povo de pão e circo! (futebol, batata e vinho) E para quem ama uniformes e militares sem criatividade, ou seja; tudo igual, as construções na Europa são lindas…. brincadeirinha, acho muito bonita a arquitetura de muitos locais da Europa!!!

Uma senhora suíça me disse: “Você não imagina o sofrimento do pobre na Europa, e nem vê”

Fotos cedidas