Viajando se aprende a economizar. Diferença básica e de sobrevivência que existe entre um Viajante e um turista. O turista gosta de gastar, já um Viajante precisa economizar. Fazer compras com economia é um dos grandes aprendizados, eu aprendi vários truques, mas tem um que até hoje fico admirando em como ele era hábil. É assim:
Tinha um amigo, tenho, pois nossa amizade continua. Ele com uns 62 anos de idade, cabelos grisalhos, não brasileiro, mas morador no Brasil há muitos anos. Uma pessoa que lê muito, e graças a isso conversávamos papos muito interessantes sobre filosofia e história da humanidade, coisas que os livros não escreviam. Com pouco dinheiro para sobreviver, sempre estava economizando, pois a maior parte do dinheiro que teve virou fumaça. Hoje ele é vegetariano, careta de tudo que possa existir que não seja natural.
– Eduardo (não me chamava de Edu), hoje a tarde vou ao supermercado. Será que esta bermuda está boa para ir às compras?
A bermuda tinha bolsos enormes, não muito nova, mas apresentável.
– Preciso de uns queijos, chocolate e outras coisas. Ahhh, a cebola, preciso comprar uma cebola, deixa ver se tenho o dinheiro aqui.
Ele pegou umas moedas (tudo o que tinha), contou:
– Sim, tenho o suficiente, 0,75 centavos dá para comprar a cebola. O resto uso meu cartão de crédito especial.
No dia seguinte quando retornei a sua casa, ele gentilmente me ofereceu:
– Se você quiser tem um queijo holandês muito gostoso na geladeira. Também trouxe do supermercado salame fatiado, chocolates, queijo ralado, e outras coisinhas. – Todas de pequenos volumes.
– E trouxe a cebola?
– Sim, claro, senão não teria razão de estar no supermercado fazendo compras.
Eu ria muito com ele, ríamos da vida. Afinal, o cartão de crédito especial dele estava na bermuda com bolsos grandes, nada mais.
E quem vai duvidar que uma pessoa com cabelos grisalhos, não tem experiência em como economizar nas compras do supermercado?
Eu ria muito, mas não conseguiria usar deste cartão de crédito especial que ele usava. Sei lá, também, pois ainda tenho apenas alguns fios de cabelos brancos. E, pelo que percebi, esse Cartão de Crédito Especial só é dado – com facilidade – a quem tem certa idade.