LEGALIZAR MOTORHOME

Uma das questões que vem ganhando destaque no Brasil é como legalizar um motorhome. Pois devido o preço que se é cobrado por muitos fabricantes, fica difícil a aquisição. O jeito é montar um!

Nós estamos com um problema sério de legislação, porém segundo o Ten Sergio instrutor dos cursos do Autotran:

Resolução 291/08 do CONTRAN
Art. 2º As transformações previstas na tabela II – Transformações de Veículos sujeitos a homologação compulsória, estabelecia em norma específica, acarretam ao interessado a obrigatoriedade de obtenção de código de marca/modelo/versão especifico, conforme o Art. 1º.
§ 1º O proprietário de veículo já registrado, que vier a sofrer as transformações previstas na Tabela II – Transformação de Veículos sujeitos a homologação compulsória, deverá solicitar prévia autorização à Autoridade Executiva de Trânsito da Unidade da Federação onde o mesmo estiver cadastrado e, após a transformação, encaminhar ao DETRAN cópia autenticada do CAT, nota fiscal da transformação e Certificado de Segurança Veicular emitido por Instituição Técnica licenciado pelo DENATRAN – documentos estes que devem fazer parte do prontuário do veículo devendo ter seus dados devidamente alterados no cadastro estadual, com a nova marca/modelo/versão na Base Índice Nacional.
§ 2º O número do Certificado de Segurança Veicular – CSV, quando se tratar de transformação de veículo já registrado, deve constar no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV, e as modificações devem ser registradas nos campos específicos e, quando estes não existirem, no campo das observações do CRV/CRLV.

Anexo II – Tabela 2 – Transformação de Veículos sujeitos a homologação compulsória
Transformação – item 14 – Motorcasa para uso turístico, moradia ou escritório
Aplicação – Caminhoneta, Caminhonete, Caminhão, Utilitário, Microônibus, Ônibus
Nova Classificação – Tipo MOTORCASA – Espécie ESPECIAL. Carroçaria FECHADA.

De acordo com a Resolução 291/08 do CONTRAN, qualquer pessoa proprietária de veículo automotor pode fazer modificações no veículo desde cumprir as normas estabelecidas na Resolução.

Ou seja, é possível!

Havia um advogado no Rio de Janeiro que fazia este serviço, porém o mesmo já não faz, segundo ele: “mais dor de cabeça que honorários”.

Legalizar um veículo não é apenas querer legalizar. Muitos pensam que isso é uma tarefa fácil, ou seja: basta colocar rodas, bancos, um motor qualquer e chamá-lo de carro e solicitar os documentos. – Esse é um dos problemas para quem tem motorhome. – Assim como automóveis, motorhome tem suas regulamentações, e muitos dos que constroem não se informam antes de elaborar sua casa sobre rodas.

Já vi um onde o proprietário colocou um vaso sanitário caseiro, e ainda achava que estava correto. Ele não se deu conta que aquilo é louça e os de motorhomes necessitam ser de outro material, por questões de segurança. Poderia citar aqui vários exemplos que vi e fogem totalmente as regulamentações. Infelizmente muitos dos “motorhomes” que foram fabricados artesanalmente jamais conseguirão documentos, pois estão fora dos padrões de segurança.

Tenho tentado saber, entre tantas informações distorcidas, como é possível uma solução para quem tem seu motorhome devidamente nos padrões exigidos por lei, conseguir a documentação a um preço justo. Garanto que não é fácil, pois é um terreno meio arenoso, onde há interesses “ocultos”, informações erradas, e documentações duvidosas…

Se alguém souber, por favor nos comunique, pois isso é de interesse geral a todos nós que queremos ver um Brasil e países vizinhos sendo rodados por viajantes de motorhomes.

Na Cordilheira dos Andes, + de 4.500 metros de altitude

Mais informações nesta postagem: http://universodosviajantes.com/?p=23210

Recebemos um comentário do casal Jayro e Sylvia, que pode ser de grande valia a todos:

Olá dupla famosa!
Falei com vocês algum tempo atrás da dificuldade de regularizar aqui no Rio meu truckhome,como ja tinha falado um kc450 em cima de uma mb914.Consegui em Itú com o despachante Sasso com muita presteza por parte dele[é bom]se possível indique, para quem lhe consultar,emplacado como esp/motor casa/c fechada, única maneira que consegui sem ser explorado pelos fabricantes.

DESPACHANTE SASSO

Celular Vivo 11 – 9 9845-9483

E-Mail wagnernapoleaosasso@hotmail.com

Devo estar saindo novamente para patagônia em agosto para inauguração do Tronador nome de batismo por causa do cerro em Bariloche patagônoa AR.
Abraços Jayro&Sylvia.