O TEMPO NÃO PARA, SE PERDE…
Certa vez no nordeste do Brasil, em algum lugar do sertão, não sei precisar em qual Estado, também, pouco importa, assim como fotos. Quando se trata de sabedorias o importante é a mensagem… e um idoso, desses que sempre viveram naquela região árida me disse:
“A vida passa rápido para quem tem contas a pagar”

Na tentativa de meditar rápido sobre sua frase, ele continuou:
– Quando você tem contas para pagar sempre fica pensando no dia do vencimento, e os seus dias passam rápido demais, a semana se torna curta e o mês já foi… Quando percebe o ano acabou e você pouco viveu.

“Interessante” – pensei. E ele prosseguiu:
– As pessoas dizem que o tempo está voando, mas o tempo está igual, no passado o dia e a noite tinham a mesma duração que hoje. A diferença está na mente das pessoas, nas suas preocupações em pagar as contas… Isso é o que está fazendo as pessoas não viverem; terem contas a pagar. Isso rouba o tempo de suas mentes. Até a conta de luz causa isso!

Caramba! Eu meditei muito sobre o que ele me disse, e até nos dias de hoje medito sobre isso, e encontrei juízo, razão, veracidade naquela frase:
“A vida passa rápido para quem tem contas a pagar”

Lembro-me da música do Cazuza: “O tempo não para”. Bem, até que é uma batida gostosa, um bom ritmo, mas como em tudo que o Cazuza escrevia = meio óbvio. Mesmo ele querendo dizer que o tempo não para, e que haverá mudanças, o que serve de alívio e estímulo para a vida de muitos… Nada mais é que autoajuda, ou seja: Nada muda, apenas a pessoa canta, mas depois volta para a vidinha. A Rede Globo e mídia geral adoravam o Cazuza, ele era bom neste papo furado de autoajuda.

Eu, em minha parca visão, fico mais com a frase do velhinho desconhecido lá do sertão nordestino. São frases assim que fazem os Seres Humanos perceberem (caso queiram) o que estão fazendo de sua vida, e param de dizer à besteira que a sua vida (tempo) está voando e ele não está vendo… Agora ele já sabe o motivo.
“A vida passa rápido para quem tem contas a pagar”

As pessoas reclamam tanto que possuem pouco tempo, mas se um dia tivesse 36 horas iriam continuar utilizando para “pagar contas”.
O triste que é fato isso…